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Segundo algumas definições clássicas, ensinar é “transmitir conhecimentos”, “treinar numa habilidade”, “dar instrução”. Se procurarmos essas palavras no dicionário, o mesmo não nos ajudará a distinguir entre todos os sinônimos de ensinar, pois é necessário que se leve em consideração o educador, o educando e o contexto histórico-social em que esses estão inseridos.
Partindo desse princípio, estimular a pensar e saber demonstrar são requisitos muito relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Através deles, o educando torna-se capaz de produzir criticamente suas ideias e progredir sem receio. Os melhores instrumentos para que isso aconteça são a fala e a prática. Enquanto a primeira permite ao educando pensar coletivamente, fazendo com que aprenda mediante as ideias alheias, a segunda o permite ”recorrer sozinho às habilidades e aos processos apresentados“, além de garantir-lhe condições de agir por si mesmo.

Dessa maneira, o conhecimento é adquirido por esforço ativo, e a sociedade, consequentemente, receberá um indivíduo melhor preparado para atuar nos diferentes ambientes em que, por ventura, possa estar inserido. Além disso, tais princípios colaborarão para a aquisição da plena consciência da condição humana.

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